Orgão Oficial

CBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Adriano Ribeiro Meyer-Pflug

Fechamento abdominal temporário com dispositivo tela-zíper para tratamento da sepse intra-abdominal

Temporary abdominal closure with zipper-mesh device for management of intra-abdominal sepsis

Edivaldo Massazo Utiyama; Adriano Ribeiro Meyer Pflug; Sérgio Henrique Bastos Damous; Adilson Costa Rodrigues-Jr; Edna Frasson de Souza Montero; Claudio Augusto Vianna Birolini

Rev. Col. Bras. Cir. 2015;42(1):18-24 : Artigo Original

Resumo

OBJETIVO: apresentar nossa experiência com reoperações agendadas em 15 pacientes com sepse intra-abdominal.
MÉTODOS: foi empregada uma técnica mais eficaz que consiste em fechamento abdominal temporário com uma folha de malha de nylon contendo um zíper. Realizamos as reoperações no centro cirúrgico, sob anestesia geral, com um intervalo médio de 84 horas. A revisão consistiu de desbridamento de material necrosado e lavagem vigorosa da área peritoneal envolvida. A média de idade dos pacientes foi 38,7 anos; 11 pacientes eram do sexo masculino e quatro do sexo feminino.
RESULTADOS: Quarenta por cento das infecções foram devido à pancreatite necrosante. Sessenta por cento foram ocasionadas por perfuração intestinal secundária à inflamação, oclusão vascular ou trauma. Foram realizadas 48 reoperações, média de 3,2 operações por paciente. O dispositivo tela-zíper foi deixado no local por uma média de 13 dias. Um estoma intestinal estava presente ao lado do zíper em quatro pacientes e não ocasionou complicação para o paciente. A mortalidade foi 26,6%. Nenhuma fístula resultou dessa técnica. Quando a doença intra-abdominal estava sob controle, o dispositivo de fecho do tipo de rede foi removido, e a fáscia foi fechada em todos os pacientes. Em três pacientes, a ferida foi fechada primariamente, em 12 permitiu-se fechar por intenção secundária. Dois pacientes desenvolveram hérnia: uma incisional e outra na incisão de drenagem.
CONCLUSÃO: A nova operação prevista para lavagem manual e desbridamento do abdômen através de uma combinação de tela-zíper em nylon foi rápida, simples e bem tolerada, permitindo uma gestão eficaz da peritonite séptica grave, fácil tratamento das feridas e fechamento primário da parede abdominal.


Palavras-chave: Abscesso Intra-Abdominal. Parede Abdominal/cirurgia. Peritonite. Sepse/complicações.

Como reduzir complicações relacionadas à drenagem pleural utilizando uma técnica guiada por ultrassom

How to reduce pleural drainage complications using an ultrasound-guided technique

Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, TCBC-SP; Adriano Ribeiro Meyer-Pflug, TCBC-SP; Edivaldo Massazo Utiyama, TCBC-SP

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(4):1-2 : Carta ao Editor


Copyright 2018 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões