Orgão Oficial

CBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Dora Fix Ventura

Injeção intravítrea de polissorbato 80: estudo funcional e morfológico

Intravitreal injection of polysorbate 80: a functional and morphological study

Francisco Max Damico; Fábio Gasparin; Gabriela Lourençon Ioshimoto; Thais Zamudio Igami; Armando da Silva Cunha Jr.; Silvia Ligorio Fialho; Andre Mauricio Liber; Lucy Hwa-Yue Young; Dora Fix Ventura

Rev. Col. Bras. Cir. 2017;44(6):603-611 : Artigo Original

Resumo PDF PT PDF EN

OBJETIVO: determinar os efeitos funcionais e morfológicos na retina de coelhos da concentração de PS80 utilizada na preparação de drogas intravítreas.
MÉTODOS: onze coelhos New Zealand receberam injeção intravítrea de 0,1ml de PS80. Como controle, o olho contralateral de cada coelho recebeu o mesmo volume de soro fisiológico. Foram realizados eletrorretinogramas de acordo com o protocolo modificado, biomicroscopia e mapeamento de retina antes da injeção, sete e dez dias depois. Os animais foram sacrificados no 30o dia e as retinas analisadas por microscopia de luz.
RESULTADOS: os olhos injetados com PS80 não apresentaram sinais clínicos de inflamação intraocular. O eletrorretinograma não apresentou alteração de amplitude e tempo implícito das ondas a e b nas condições escotópica e fotópica. Não houve alteração morfológica da retina na microscopia de luz.
CONCLUSÃO: a injeção intravítrea de PS80 na concentração utilizada na preparação de drogas intravítreas não causa alterações funcionais e morfológicas na retina de coelhos. Esses resultados sugerem que o PS80 não é tóxico para a retina de coelhos e pode ser usado com segurança na preparação de novas drogas lipofílicas para injeção intravítrea.


Palavras-chave: Polissorbatos. Retina. Eletrorretinografia. Injeções Intravítreas. Achados Morfológicos e Microscópicos.

Copyright 2018 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões