Orgão Oficial

CBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Elcio Shiyoiti Hirano

Fatores preditores de complicações da drenagem de tórax em pacientes vítimas de trauma

Predictors of chest drainage complications in trauma patients

p>Cecília Araújo Mendes; Elcio Shiyoiti Hirano, TCBC-SP

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(2):1-6 : Artigo Original

Resumo

OBJETIVO: identificar fatores preditores de complicações da drenagem torácica em pacientes vítimas de trauma, atendidos em um Hospital Universitário.
MÉTODOS: estudo retrospectivo de 68 pacientes submetidos à drenagem torácica pós-trauma, no período de um ano. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, idade, mecanismo de trauma, índices de trauma, lesões torácicas e associadas, ambiente em que foi realizado o procedimento, tempo de permanência do dreno, grau de experiência do executor do procedimento, complicações e evolução.
RESULTADOS: a média de idade dos pacientes foi de 35 anos e o sexo masculino foi o mais prevalente (89%). O trauma contuso foi o mais frequente, com 67% dos casos, e destes, 50% por acidentes de trânsito. A média do TRISS (Trauma and Injury Severity Score) foi 98, com taxa de mortalidade de 1,4%. As lesões torácicas e associadas mais frequentes foram, respectivamente, fraturas de costelas (51%) e trauma abdominal (32%). A média de permanência do dreno foi de 6,93 dias, sendo maior nos pacientes sob ventilação mecânica (p=0,0163). A taxa de complicações foi de 26,5%, com destaque para o mau posicionamento do dreno (11,77%). A drenagem hospitalar foi realizada, em 89% dos casos, por médicos do primeiro ano de especialização. A drenagem torácica realizada no atendimento pré-hospitalar apresentou nove vezes mais chances de complicações (p=0,0015).
CONCLUSÃO: os fatores preditores de complicações para drenagem torácica pós-trauma foram: procedimento realizado em local adverso e ventilação mecânica. A alta taxa de complicações demonstra a importância dos protocolos de cuidados com a drenagem torácica.


Palavras-chave: Traumatismos Torácicos. Drenagem. Complicações Pós-Operatórias.

Réplica à carta ao editor

Replication (Letter to the Editor)

Elcio Shiyoiti Hirano, TCBC-SP; Cecília Araújo Mendes

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(4):1-2 : Carta ao Editor


Copyright 2018 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões