Orgão Oficial

CBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos do Autor

3 resultado(s) para: Fernando Luiz Westphal

Procedimento de Nuss para correção de Pectus excavatum: avaliação crítica da evidência

Nuss procedure for Pectus excavatum repair: critical appraisal of the evidence

Maria Elizete de Almeida Araújo, Anderson da Paz Penha, Fernando Luiz Westphal, Marcus Tolentino Silva, Taís Freire Galvão

Rev. Col. Bras. Cir. 2014;41(6):400-405 : Artigo Original

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade e segurança da correção de pectus excavatum, através da técnica de Nuss, com base nas evidências científicas disponíveis. Métodos: realizou-se uma síntese de evidências seguindo processos sistemáticos de busca, seleção, extração e avaliação crítica. Os desfechos foram classificados pela importância e tiveram sua qualidade avaliada pela ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE). Resultados: O processo de seleção dos artigos culminou na inclusão de apenas uma revisão sistemática, a qual sintetizou os resultados de nove estudos observacionais comparando o procedimento de Nuss e ao de Ravitch. A evidência encontrada foi classificada como baixa e muito baixa qualidade. O procedimento de Nuss causou maior incidência de hemotórax (RR=5,15; IC95%: 1,07; 24,89), pneumotórax (RR=5,26; IC95%: 1,55; 17,92) e necessidade de reintervenção operatória (RR=4,88; IC95%: 2,41; 9,88) quando comparado ao de Ravitch. Não houve diferença estatística entre os dois procedimentos nos desfechos: complicações gerais, transfusão de sangue, tempo de hospitalização e tempo para deambulação. A operação de Nuss foi mais rápida que a de Ravitch (diferença média [MD] = -69,94 minutos; IC95%: -139,04, -0,83). Conclusão: Na ausência de estudos prospectivos bem delineados para clarificar a evidência, sobretudo quanto à estética e à qualidade de vida, a indicação operatória deve ser individualizada e a escolha da técnica baseada na preferência do paciente e experiência da equipe.


Palavras-chave: Tórax em funil, Medicina baseada em evidências, Efetividade, Procedimentos cirúrgicos operatórios

Elaboração de protocolo de condutas em traqueostomias no hospital referência de tratamento do câncer do Amazonas

Elaboration of a tracheostomy conduct protocol in the Amazonas cancer reference hospital

Maria Carolina Coutinho Xavier Soares, ACBC-AM; Fernando Luiz Westphal, TCBC-AM; Luiz Carlos de Lima; Jefferson Moreira Medeiros

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(4):1-11 : Artigo Original

Resumo

OBJETIVO: criar um manual de rotina multidisciplinar de condutas em traqueostomias para pacientes adultos e pediátricos da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas.
MÉTODOS: o protocolo foi desenvolvido por meio do método Delphi modificado, que consistiu na aplicação de duas séries de questionários a 20 profissionais da unidade.
RESULTADOS: treze profissionais concluíram as duas etapas. Na primeira etapa, 53 de 92 questões apresentadas obtiveram consenso (57,6%). Estas sentenças que obtiveram consenso formaram o texto da segunda etapa, que foi dividido em oito capítulos que foram avaliados por meio da marcação de respostas oferecidas em uma escala Linkert. Todos os capítulos apresentados na segunda etapa obtiveram consenso, significando que a soma das respostas concordo e concordo plenamente foram todas acima de 70%.
CONCLUSÃO: utilizando os dados obtidos no consenso, foi elaborado um protocolo de condutas em traqueostomias e um manual de orientações de cuidados para os pacientes e seus cuidadores.


Palavras-chave: Protocolos Clínicos. Traqueostomia. Oncologia. Hospitais Universitários.

Trauma cardíaco fatal na cidade de Manaus/AM, Brasil

Fatal cardiac trauma in the city of Manaus, Amazonas state, Brazil

Antônio Oliveira de Araújo; Fernando Luiz Westphal, TCBC-AM; Luiz Carlos de Lima; Jéssica de Oliveira Correia; Pedro Henrique Gomes; Emanoel Nascimento Costa; Luciana Mac edo Level Salomão; Cleinaldo Nascimento Costa, TCBC-AM

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(4):1-8 : Artigo Original

Resumo

OBJETIVO: determinar o índice de trauma cardíaco fatal na cidade de Manaus e esclarecer os mecanismos de trauma e de morte, o tratamento hospitalar prévio, assim como as lesões associadas ao trauma cardíaco.
MÉTODOS: estudo retrospectivo, observacional, transversal, que revisou os laudos de necropsias do Instituto Médico Legal de Manaus entre novembro de 2015 e outubro de 2016, cuja causa mortis foi lesão cardíaca.
RESULTADOS: o índice de trauma cardíaco foi de 5,98% (138 casos) dentre 2306 necropsias realizadas no período do estudo. Homens foram afetados em 92%. A mediana de idade foi de 27 anos (14 a 83). A arma de fogo foi o mecanismo de trauma em 62,3% e a arma branca em 29,7%. A exsanguinação foi responsável pela maioria das mortes e o tamponamento cardíaco esteve presente emsegundo lugar. Óbito no local ocorreu em 86,2%. Os ventrículos foram as câmaras mais lesionadas. O hemotórax foi descrito em 90,6%. Apenas 23 (16,7%) doentes foram removidos até o pronto socorro, porém seis deles (26,2%) não foram submetidos à toracotomia, apenas à drenagem de tórax. O pulmão foi acometido em 57% unilateralmente e 43% bilateralmente.
CONCLUSÃO: o trauma cardíaco fatal representou um índice de 5,98% na cidade de Manaus. A maioria dos doentes morre na cena do trauma, geralmente devido à exsanguinação causada por ferimento de arma de fogo. Cerca de um quarto dos pacientes que chegaram ao pronto socorro e morreram, não foram diagnosticados com trauma cardíaco em tempo hábil.


Palavras-chave: Traumatismos Cardíacos. Tamponamento Cardíaco. Exsanguinação. Mortalidade.

Copyright 2018 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões