Orgão Oficial

CBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Luciana Mac edo Level Salomão

Trauma cardíaco fatal na cidade de Manaus/AM, Brasil

Fatal cardiac trauma in the city of Manaus, Amazonas state, Brazil

Antônio Oliveira de Araújo; Fernando Luiz Westphal, TCBC-AM; Luiz Carlos de Lima; Jéssica de Oliveira Correia; Pedro Henrique Gomes; Emanoel Nascimento Costa; Luciana Mac edo Level Salomão; Cleinaldo Nascimento Costa, TCBC-AM

Rev. Col. Bras. Cir. 2018;45(4):1-8 : Artigo Original

Resumo

OBJETIVO: determinar o índice de trauma cardíaco fatal na cidade de Manaus e esclarecer os mecanismos de trauma e de morte, o tratamento hospitalar prévio, assim como as lesões associadas ao trauma cardíaco.
MÉTODOS: estudo retrospectivo, observacional, transversal, que revisou os laudos de necropsias do Instituto Médico Legal de Manaus entre novembro de 2015 e outubro de 2016, cuja causa mortis foi lesão cardíaca.
RESULTADOS: o índice de trauma cardíaco foi de 5,98% (138 casos) dentre 2306 necropsias realizadas no período do estudo. Homens foram afetados em 92%. A mediana de idade foi de 27 anos (14 a 83). A arma de fogo foi o mecanismo de trauma em 62,3% e a arma branca em 29,7%. A exsanguinação foi responsável pela maioria das mortes e o tamponamento cardíaco esteve presente emsegundo lugar. Óbito no local ocorreu em 86,2%. Os ventrículos foram as câmaras mais lesionadas. O hemotórax foi descrito em 90,6%. Apenas 23 (16,7%) doentes foram removidos até o pronto socorro, porém seis deles (26,2%) não foram submetidos à toracotomia, apenas à drenagem de tórax. O pulmão foi acometido em 57% unilateralmente e 43% bilateralmente.
CONCLUSÃO: o trauma cardíaco fatal representou um índice de 5,98% na cidade de Manaus. A maioria dos doentes morre na cena do trauma, geralmente devido à exsanguinação causada por ferimento de arma de fogo. Cerca de um quarto dos pacientes que chegaram ao pronto socorro e morreram, não foram diagnosticados com trauma cardíaco em tempo hábil.


Palavras-chave: Traumatismos Cardíacos. Tamponamento Cardíaco. Exsanguinação. Mortalidade.

Copyright 2018 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões