Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
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Reflexões acerca do contexto atual e da avaliação da formação da graduação médica no Brasil

Reflections on the current context and assessment of undergraduate medical education in Brazil

GERSON ALVES PEREIRA JÚNIOR; RAMIRO COLLEONI NETO; ROSANA ALVES; HERMILA TAVARES VILAR GUEDES; JORGE CARVALHO GUEDES; PEDRO TADAO HAMAMOTO FILHO; JOSÉ EDUARDO LUTAIF DOLCI; CESAR EDUARDO FERNANDES

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Resumo

Este artigo de reflexão pode ser dividido em duas partes complementares. A primeira mostra o contexto atual da formação médica no Brasil trazendo os dados mais recentes do número de graduandos e sua crescente defasagem em relação ao número reduzido de vagas de residência médica que, mesmo sendo a modalidade mais adequada para formar especialistas, tem sido preterida ao número excessivo de cursos de pós-graduação Lato Sensu. A segunda parte discute as possibilidades de avaliação da formação médica, que é terminal no Brasil, possibilitando que o médico recém-formado possa ter o registro profissional para exercer a medicina, sendo avaliado apenas pelo seu próprio curso médico. A evolução histórica das iniciativas de avaliação da formação médica é mostrada e discutida em termos técnicos acerca dos prós e contras, envolvendo os médicos formados no Brasil e no exterior.

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Palavras-chave

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Clínicos Gerais; Licenciamento em Medicina

Abstract

This reflection article can be divided into two complementary parts. The first shows the current context of medical education in Brazil, bringing the most recent data on the number of undergraduate students and its growing gap in relation to the reduced number of vacancies in medical residency, which, despite being the most appropriate modality to train specialists, has been overlooked by the excessive number of lato sensu graduate courses. The second part discusses the possibilities of evaluating medical training, which is terminal in Brazil, enabling the newly graduated physician to claim the professional registration and to practice medicine, being evaluated only by their own medical course. It also reviews the historical evolution and pros and cons of evaluating medical education for doctors trained both locally and abroad.

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Keywords

Training of Human Resources in Health; General Practitioners; Licensure in Medicine

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Submitted date:
11/14/2024

Accepted date:
11/26/2024

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