Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
https://revistadocbc.org.br/instructions
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Instruções e Políticas

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - RCBC
 

1. Escopo e Politica Editorial

A Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RCBC) é um periódico de acesso aberto revisado por pares, oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões que publica, ininterruptamente, desde 1974. A partir de janeiro de 2018, a RCBC adotou modelo de publicação contínua e, em janeiro de 2020, a publicação contínua passou a ser em volume único anual que permite maior visibilidade e citação mais rápida.

A RCBC segue e apoia as diretrizes e recomendações do International Committee of Medical Editors (ICMJE), Committee on Publication Ethics (COPE), da Council of Science Editors (CSE) e do World Association of Medical Editors (WAME).

A RCBC tem como missão apoiar a ciência aberta que consiste no conhecimento transparente e acessível que é compartilhado e desenvolvido por meio de redes de trabalhos colaborativos. A RCBC visa disseminar pesquisas de alta qualidade referentes à inovação em todas as especialidades cirúrgicas, bem como seu impacto nas práticas clínicas e educacionais que permitam o avanço do conhecimento cientifico e técnico.

Aceita manuscritos nos idiomas inglês (para submissão de pesquisadores internacionais) e português (para submissão de pesquisadores brasileiros), e incentiva a submissão de trabalhos que tragam novos conceitos no campo da cirurgia clínica e experimental, bem como nos aspectos educacionais e históricos. Após a revisão e aceitação do manuscrito, todos os artigos serão publicados também em inglês.

A revista aceita, prioritariamente, manuscritos nas seguintes áreas amplas de pesquisa: 

  • Cirurgia de cabeça e pescoço
  • Cirurgia de urgência e do trauma
  • Cirurgia do aparelho digestivo
  • Cirurgia experimental
  • Cirurgia geral
  • Cirurgia minimamente invasiva
  • Cirurgia oncológica
  • Cirurgia pediátrica
  • Cirurgia torácica
  • Cirurgia vascular
  • Coloproctologia
  • Educação Médica (Ensino)
  • Endoscopia digestiva
  • Gestão da assistência (qualidade, segurança e rede de saúde)
  • Transplantes

 
As demais especialidades cirúrgicas que não estão listadas acima podem enviar artigos de interesse dentro dos assuntos gerais (urgência, trauma, oncologia, educação médica e gestão).

Os conteúdos publicados estão sob a licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). A licença de atribuição CC-BY Creative Commons permite que qualquer pessoa use a publicação livremente, dada a atribuição apropriada ao(s) autor(es) e citando o trabalho publicado na RCBC. A licença de atribuição CC-BY Creative Commons não se aplica a materiais de terceiros que exibem um aviso de direitos autorais para proibir a cópia. A menos que o conteúdo de terceiros também esteja sujeito a uma licença de atribuição CC-BY Creative Commons, ou uma licença igualmente permissiva, o(s) autor(es) deve(m) cumprir quaisquer avisos de direitos autorais de terceiros.

Os autores conservam consigo os direitos autorais irrestritos e todos os direitos de publicação.

A revista publica as seguintes categorias de artigos: artigo original, revisão (integrativa, de escopo e sistemática), Protocolos de estudos, editorial, carta ao editor, comunicação cientifica, nota técnica, ensino e bioética cirúrgica.
 

2. Preprints – somente de artigos originais

A RCBC incentiva o acesso aberto e o compartilhamento da informação com o objetivo de gerar conhecimento entre os pesquisadores que precisam para apoiar seu trabalho. Diante disso, a RCBC aceita manuscritos que foram auto arquivados em repositórios de pré-impressão, tais como: arXiv, MedXiv, Peer J, OSF entre outros desde que o repositório não faça restrições aos direitos autorais e nos direitos de reutilização do autor.

O preprint consiste em uma versão completa de um trabalho científico que ainda não foi revisado por pares. Os preprints operam independentemente do periódico e a publicação de um preprint não afeta o processo de revisão por pares.

A RCBC solicita o preenchimento do Formulário único de declarações dos autores (que também, inclui a definição se é um preprint e a Conformidade com a Ciência Aberta) que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito e que ficará acessível aos revisores.

A RCBC solicita que o preprint seja listado na seção de Agradecimentos e a citação completa incluída na lista de referências.

 

3. Depósito e Compartilhamento de Dados

A RCBC endossa a Declaração Conjunta FORCE11 de Princípio de Citação de Dados é considera de fundamental importância que os dados gerados na pesquisa devem ser considerados produtos de pesquisa legítimos e citáveis. As citações de dados devem ter a mesma importância no registro acadêmico. Diante disso, a RCBC incentiva fortemente que os autores compartilhem seus dados de pesquisa, incluindo, mas não limitado a: dados brutos, dados processados, software, algoritmos, protocolos, métodos, materiais, questionários, fitas de áudio ou vídeo sejam depositados em repositórios públicos apropriados (quando disponíveis e apropriados, consulte: https://www.re3data.org/, SCIELO Data).

A RCBC solicita o preenchimento do Formulário único de declarações dos autores (que inclui a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta). Para os autores de manuscrito que estão compartilhando seus dados, a RCBC encoraja a citar no manuscrito após a seção Referência item Disponibilidade e Compartilhamento dos Dados, seguindo os exemplos abaixo:

Disponibilidade e Compartilhamento de dados Modelo para declaração de disponibilidade de dados
Dados disponíveis abertamente em um repositório público que emite o identificador DOI Os dados que suportam os achados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório, por exemplo, “figshare”] em http://doi.org/[doi], número de referência [número de referência].
Dados disponíveis mediante solicitação devido a restrições de privacidade/éticas Os dados que suportam os achados deste estudo estão disponíveis mediante solicitação ao autor correspondente. Os dados não estão disponíveis publicamente devido a restrições de privacidade ou éticas.
Dados disponíveis a pedido dos autores Os dados que suportam os achados deste estudo estão disponíveis com o autor correspondente mediante solicitação.

 

4. Considerações Éticas e Integridade em Pesquisa

A RCBC considera a integridade ética a pedra fundamental da pesquisa científica e da assistência a seres humanos, por isso apoia as recomendações para a condução, por isso recomenda e apoia às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), da Council of Science Editors (CSE) e do World Association of Medical Editors (WAME) em relação aos padrões éticos de publicação.

O material submetido à RCBC deve seguir as seguintes políticas para garantir a publicação ética de trabalhos acadêmicos:

  • Conteúdo original e publicação duplicada: A RCBC publica apenas conteúdo original. Os autores confirmam a submissão do conteúdo original nos Termos e Condições no ato da submissão. Os manuscritos submetidos à revista não devem ter sido publicados anteriormente em outra revista ou estar sob consideração para publicação em outro lugar, no todo ou em parte. Se um artigo foi submetido anteriormente para publicação em outro lugar, a RCBC só considerará a publicação se o artigo tiver sido definitivamente rejeitado pelo(s) outro(s) editor(es) no momento da submissão a RCBC.
     
  • Fabricação e falsificação: a RCBC se opõe as práticas de fabricação de dados ou imagens (ou seja, dados falsos ou inventados) quanto à falsificação de dados ou imagens (ou seja, a deturpação intencional ou manipulação enganosa de dados).
     
  • Plágio: O plágio ocorre quando um autor tenta apresentar um trabalho publicado anteriormente como conteúdo original. A RCBC utiliza o software Turnitin, que permite detectar similaridades nos manuscritos submetidos.

 

Plágio, fabricação de imagens e dados, publicação duplicata entre outras condições são considerada má-conduta em pesquisa (leia mais em: Código de boas práticas científicas da FAPESP).

Má conduta em pesquisa não inclui erros honestos ou diferenças de opinião.

Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Nos casos que a má conduta for identificada, o corpo editorial da RCBC tomará as devidas providencias de acordos com as recomendações internacionais (COPE) e publicará uma retratação.

 

a. Pesquisa com Seres Humanos e Experimentais

Todos os estudos envolvendo seres humanos ou tecido humano devem estar em consonância com a Declaração de Helsinki (https://www.wma.net/policies-post/wma- declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human- subjects/) e devem ter sido aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição local. Assim, na seção Métodos, os autores devem identificar a aprovação (número CAAE e número de parecer para o Brasil) e o comitê de ética da instituição que revisou o estudo.

Nos trabalhos experimentais envolvendo animais devem seguir as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e nos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: www.cobea.org.br), de 1991. Estas informações devem constar no método de acordo com a recomendação do ARRIVE - https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines.

Para todos os experimentos com animais e humanos, o sexo do animal usado deve ser indicado. Se foram utilizados machos e fêmeas, deve-se indicar o número de cada sexo, devendo ser indicado se o sexo do animal foi considerado um fator na análise estatística dos dados. Se apenas um sexo foi usado, a justificativa para usar apenas um sexo deve ser indicada. Para experimentos de cultura de células, o sexo do qual as culturas de células primárias ou teciduais foram obtidos deve ser indicado. Os autores também são encorajados a incluir o sexo das linhas celulares. Se células ou tecidos de ambos os sexos foram usados independentemente do sexo, isso deve ser indicado.

 

b. Registro de Ensaios Clínicos

A RCBC apoia iniciativas que permitam melhorar a comunicação de ensaios clínicos. Isso inclui as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do ICMJE, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e a divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Dessa forma, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC – http://www.ensaiosclinicos.gov.br/ ou http://apps.who.int/trialsearch/default.aspx).

O número de registro do ensaio (TRN) e a data de registro devem ser incluídos na última linha do resumo do manuscrito.

 

c. Conflito de Interesse

Autores devem descrever quaisquer conflitos de interesse que possam existir com relação à pesquisa ou à publicação do artigo. A não declaração de quaisquer conflitos de interesse caracteriza uma forma de má conduta. Conflitos de interesse podem ser de natureza financeira ou não financeira. Todos os autores deverão preencher o Formulário único de declarações dos autores, que inclui a declaração de potenciais conflitos de interesse. Este documento contempla uma seção para declaração de conflitos de interesse baseada nas recomendações do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals - http://www.icmje.org/. O formulário preenchido deverá ser submetido juntamente com o manuscrito como Arquivo Suplementar.

 

d. Responsabilidade do(s) Autor(es)

A RCBC segue as diretrizes do Contributor Roles Taxonomy (CRediT) author statement https://www.elsevier.com/authors/policies-and-guidelines/credit-author-statement, que estabelece que, para se qualificar a autoria de um manuscrito. CRediT oferece aos autores a oportunidade de compartilhar uma descrição precisa e detalhada de suas diversas contribuições para o trabalho publicado.

  • O autor correspondente é responsável por garantir que as descrições sejam precisas e acordadas por todos os autores.
  • A(s) função(ões) de todos os autores deve(m) ser listada(s), usando as categorias relevantes acima.
  • Os autores podem ter contribuído em várias funções.
  • O CRediT não altera de forma alguma os critérios da revista para se qualificar para autoria.

 
As declarações do CRediT devem ser fornecidas durante o processo de submissão da plataforma digital, conforme mostrado abaixo:

Termo Definição
Conceituação ideia, formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa abrangentes
Metodologia Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos
Software Programação e desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes
Validação Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade geral dos resultados/experimentos e outros resultados da pesquisa
Análise formal Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo
Investigação Conduzindo um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências
Recursos Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise
Curadoria dos dados Atividades de gerenciamento de dados para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde for necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização
Redação - Preparação do Anteprojeto Original, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do projeto inicial (incluindo tradução substantiva)
Redação Revisão, Edição e Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por parte do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo etapas de pré ou pós-publicação
Visualização Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados
Supervisão Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal
Administração do projeto Responsável pela gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa
Aquisição de financiamento Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação

Reproduzido de Brand et al. (2015)

 

Aqueles que contribuíram para o trabalho, mas não se qualificam para autoria, devem ser listados nos agradecimentos.

Qualquer alteração na lista de autores deve ser aprovada por todos os autores, incluindo aqueles que foram removidos da lista. O autor correspondente deve atuar como ponto de contato entre o editor e os demais autores e deve manter os coautores informados e envolvê-los nas principais decisões sobre a publicação. Reservamo-nos o direito de solicitar a confirmação de que todos os autores atendem às condições de autoria.

No Formulário único de declaração dos autores está incluída a declaração de responsabilidade dos autores.

 

e. Política de Revisão por pares

A revisão por pares é o sistema usado para avaliar a qualidade de um manuscrito antes de ser publicado. Pesquisadores independentes na área de pesquisa relevante avaliam os manuscritos submetidos quanto à originalidade, validade e significância para ajudar os editores a determinar se o manuscrito deve ser publicado em seu periódico.
A RCBC adota o processo de dupla revisão anônima por pares, o que significa que as identidades dos autores são ocultadas dos revisores e vice-versa.

 

5. Categoria de Manuscritos

A RCBC encoraja fortemente que os autores os manuscritos atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de pesquisa em saúde – Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network (EQUATOR) (https://www.equator-network.org/). O EQUATOR é um diretório que fornece diretrizes com o objetivo de melhorar a confiabilidade da literatura de pesquisa em saúde publicada, promovendo relatórios transparentes e precisos.

A RCBC exige que cada manuscrito inclua o arquivo com checklist EQUATOR devidamente preenchido (identificar a página do manuscrito onde cada item pode ser localizado), de acordo com o desenho de estudo como Arquivo Suplementar.

 

Manuscritos que não atenderem a esta exigência serão devolvidos.

  • Artigos originais: relato completo de investigação clínica observacional ou experimental independentemente de apresentar resultados positivos ou negativos e, que utilizem métodos adequados e confiáveis. Os artigos originais devem 3.500 a 5.000 palavras e 50 referências.
    • Os estudos randomizados devem seguir as diretrizes CONSORT (http://www.consort-statement.org). Esta declaração fornece uma abordagem baseada em evidências para melhorar a qualidade dos relatórios de ensaios clínicos. Todos os manuscritos descrevendo um estudo clínico devem incluir o Diagrama de Fluxo CONSORT mostrando o número de participantes de cada grupo de intervenção, bem como a descrição detalhada de quantos pacientes foram excluídos em cada passo da análise de dados. Todos os testes clínicos devem ser registrados e disponibilizados em um site de acesso livre. O protocolo do ensaio clínico (incluindo o plano de análise estatística completa) deve ser encaminhado com o manuscrito (https://trialsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/1745-6215-11-9)
       
    • Estudos observacionais: coorte, controle de casos ou desenhos transversais devem ser reportados de acordo com a declaração STROBE - https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/, e devem ser submetidos com seus protocolos.
       
  • Artigos de Revisão: manuscritos que empregam métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Nesta categoria inclui as revisões sistemáticas com ou sem metanálise e revisões integrativas e de escopo. Não serão aceitas as revisões narrativas, exceto a convite dos editores da Revista. As revisões devem conter 7.000 palavras e 75 referências.
    • Revisões sistemáticas e meta-análises devem ser relatadas de acordo com a diretriz PRISMA - http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/ e devem fornecer o número de registro de protocolo da base PROSPERO - https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/.
       
    • Revisões de Escopo devem ser relatadas de acordo com a diretriz PRISMA ScR (http://www.prisma-statement.org/Extensions/ScopingReviews) e incentiva que os protocolos sejam disponibilizados em repositórios de acesso e livre, como a OSF – Open Science Framework.
       
    • Revisão integrativa - devem aderir a um rigor metodológico exemplificado no seguinte artigo: Arksey, Hilary, and Lisa O'Malley. Scoping Studies: Towards a Methodological Framework. Int J Social Res Method. 2005;8(1):19-32. doi: 10.1080/1364557032000119616.
       
    • Manuscritos contendo descrição cronológica da literatura não serão aceitos.
       
    • Não serão aceitas as revisões narrativas.
       
  • Protocolos de Estudos: protocolos de ensaios clínicos, randomizados ou não e de revisões sistemáticas com alta relevância ao meio científico e elevado rigor metodológico serão consideradas para publicação. Os protocolos devem conter 5.000 palavras e 50 referências.
  • Comunicação Científica: conteúdo que aborde, de forma inicial, tema cirúrgico relevante, com a investigação científica em andamento e a proposição de soluções. Por tais características, esta seção poderá ser interprofissional e interdisciplinar, recebendo contribuições de médicos, cirurgiões e não cirurgiões e de outros profissionais das mais variadas áreas. Nesta categoria os manuscritos devem conter 3.000 palavras e 30 referências.
     
  • Cartas ao Editor: Comentários científicos ou sobre controvérsias com relação aos artigos publicados na RCBC. As cartas ao editor serão direcionadas ao autor principal do artigo em questão, para que esse possa respondê-la. Ambas as cartas serão publicadas no mesmo número da revista, não sendo permitida réplica. Caso, o autor principal do artigo que gerou a carta ao editor não responda, essa será publicada da mesma forma, desde que o editor-chefe a considere relevante. Carta ao Editor deve ter no máximo 1.000 palavras e com até 10 referências.
     
  • Editorial: manuscritos a convite que abordem assuntos da atualidade, podendo ser solicitado pelo editor-chefe ao autor de reconhecida capacidade técnica e científica, mas também, pode ser submetido como opinião de autores sobre assunto controverso ou de relevância científica.
     
  • Nota Técnica: manuscritos que abordem sobre novas técnicas cirúrgicas ou modificação de técnica consagrada, de importância prática. A técnica deve ser descrita em detalhes e deve haver ampla discussão sobre os benefícios. Deve conter 3.000 palavras e até 30 referências.
     
  • Ensino: Conteúdo que aborde o ensino da Cirurgia na graduação ou na pós-graduação ou de interesse geral para a Educação Médica. Deve seguir o formato descrito para Artigo de Revisão.
     
  • Bioética na Cirurgia: Discussão dos aspectos bioéticos em Cirurgia. O conteúdo deve abordar os dilemas bioéticos existentes no desempenho da atividade cirúrgica. Nesta categoria o manuscrito deve 3.000 palavras e até 30 Referências.
     
Checklist – Categoria dos Manuscritos
Artigos Resumo Palavras Referências
Original 250 3.500 até 5.000 50
Revisão 250 7.000 75
Protocolos de Estudo 250 até 5.000 50
Comunicação científica 250 3.000 30
Cartas ao Editor N/A 1.000 10
Editorial N/A N/A N/A
Nota Técnica 250 3.000 30
Ensino 250 7.000 75
Bioética na Cirurgia 250 3.000 30

 

6. Preparação dos Manuscritos

Fazer com que um maior número de leitores possa acessar seu artigo é extremamente importante para aumentar a visibilidade de sua pesquisa e de nossa Revista. Neste intuito, temos que utilizar a estratégia robusta de otimização de mecanismos de busca e pesquisa de artigos do Google e de outros sites de busca específicos, há a necessidade ativa de garantir que todo o nosso conteúdo dos artigos publicados na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões seja visível e de alta classificação. Para isso, os autores também devem desempenhar um papel crucial na otimização dos resultados de pesquisa, tornando seu artigo detectável.

O manuscrito deve estar em formato de coluna única, mantendo a formatação de modo mais simples possível (prefira fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 10 a 12, com espaço duplo entre as linhas, margens superior, inferiores e laterais em 2,5 cm). Os seguintes formatos de arquivo de processador de texto são aceitáveis sendo eles: Microsoft Word (DOC, DOCX) ou Formato Rich Text (RTF).

A RCBC adota o processo de dupla revisão anônima por pares, o que significa que as identidades dos autores são ocultadas dos revisores e vice-versa. Deste modo, é solicitado que se incluam separadamente os seguintes documentos:
 

  • Página de Título:
    1. o Título do estudo deve ser descritivo, claro e conciso, tendo no máximo 200 caracteres, que seja amigável para os mecanismos de otimização de busca para o seu artigo. O título deve fornecer orientação sobre o conteúdo do seu artigo, incorporando frases que utilizam as palavras-chave nos primeiros 65 caracteres. Evite o uso de termos que indiquem qualquer menção regional. Para os manuscritos em português fornecer o título em inglês.
       
    2. Indique claramente o(s) nome(s) e sobrenome(s) de cada autor e verifique se todos os nomes foram digitados corretamente.
       
    3. A afiliação de cada autor deve conter as informações: universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail institucional e ORCID (todos os autores devem ter o identificador ORCID – Open Researcher and Contributor IDhttps://orcid.org/signin).
       
    4. Indicar o autor para correspondência em todas as fases de avaliação e publicação, o que pressupõe a responsabilidade de responder a quaisquer dúvidas futuras sobre o estudo. Certifique-se de que o endereço de e-mail seja fornecido e que os dados de contato sejam mantidos atualizados pelo autor correspondente.
       
    5. Todos os colaboradores que não atendam aos critérios de autoria devem ser listados na seção Agradecimentos, bem como o apoio financeiro das agências de fomento.
       
  • Texto Principal: há várias orientações que devem ser, obrigatoriamente, utilizadas:
    1. Inclua as palavras-chave e frases que você utilizou em seu resumo. Forneça palavras-chave relevantes adicionais e sinônimos para essas palavras-chave relacionadas ao seu artigo. Palavras-chave não são apenas importantes para os mecanismos de otimização de busca, eles também são usados por serviços de indexação como um mecanismo para marcar o conteúdo da pesquisa.
       
    2. Mantenha a consistência, consultando os nomes e iniciais dos autores de maneira consistente ao longo do artigo e certifique-se de está se referindo a eles da mesma forma que foram referidos em publicações online anteriores.
       
    3. Os subtítulos das várias seções do seu artigo indicam aos mecanismos de pesquisa a estrutura e o conteúdo do seu artigo. Incorpore suas palavras-chave e frases nesses subtítulos sempre que for apropriado.
       
    4. Cite seus trabalhos anteriores ou de seus coautores conforme apropriado, porque as citações de seus artigos anteriores influenciam como a pesquisa classificam seu trabalho atual e futuro.
       
    5. O texto principal deve conter as seguintes informações conforme a tabela abaixo.

 

Checklist – Estrutura do Manuscrito
Categoria Estrutura do Resumo Estrutura do Manuscrito
Artigos Originais
Artigos de Revisão
Ensino
Introdução
Métodos
Resultados
Conclusão
Introdução
Métodos
Resultados
Discussão
Conclusão
Fomento
Agradecimentos
Referências
Disponibilidade e Compartilhamento dos Dados
Protocolo de Estudos
Comunicação Científica
Cartas ao Editor
Editorial
Nota Técnica
Bioética na Cirurgia
   

 

Palavras-chave: utilize entre 3 e 10 palavras-chave, verificadas previamente nos termos MeSH (Medical Subject Headings). Pense em uma frase utilizando de, pelo menos 5 palavras que um pesquisador pode utilizar para encontrar seu artigo. A RCBC indica as ferramentas como DecsFinder (https://decsfinder.bvsalud.org/dmfs) e Mesh on Demand (https://meshb.nlm.nih.gov/MeSHonDemand) que permitem localizar os descritores por meio da localização de termos das palavras do resumo do manuscrito. Lembre-se de que quanto maior for a abrangência das palavras-chave, maior a possibilidade de que o artigo, em caso de aceito, possa ser encontrado nas plataformas de busca científica.
 
Resumo/Abstract: Utilize as palavras-chave do seu artigo ao longo do resumo de forma natural e contextual, utilizando 3 a 4 frases com o uso das mesmas, mas não exagere na repetição, pois os mecanismos de pesquisa podem desindexar seu artigo como resultado.
Deve começar na segunda página do manuscrito e ser estruturado (seguindo o mesmo formato da estrutura do artigo), direto e de fácil leitura. Deve conter, no máximo 250 palavras, sem caracteres.
 
Abreviações e Terminologia: As abreviaturas devem ser em menor número possível e limitadas aos termos mencionados repetitivamente, desde que não alterem o entendimento do texto, e devem ser definidas a partir da primeira utilização. A RCBC adota a Terminologia Anatômica Oficial Universal, aprovada pela Federação Internacional de Associações de Anatomistas (FIAA).
 
Unidade de Medida: valores de grandezas físicas devem ser referidos de acordo com os padrões do Sistema Internacional de Unidades.
 
Fomento: todas as fontes de auxílio à pesquisa (se houver), bem como o número do projeto e a instituição responsável, devem ser declaradas. O papel das agências de financiamento na concepção do estudo e coleta, análise e interpretação dos dados e na redação do manuscrito deve ser declarado em Agradecimentos.
 
Agradecimento: Devem ser feitos às pessoas que contribuíram de forma importante para a realização da pesquisa.
 
Referências: Devem ser predominantemente de trabalhos publicados nos últimos cinco anos, de fácil acesso ao leitor (preferencialmente com número DOI pois garante um link permanente de acesso para o artigo eletrônico) e formatadas de acordo com as Estilo de Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Caso haja trabalhos com conteúdo similar, previamente publicados na RCBC, sugerimos avaliar tais citações. As referências devem ser listadas em sequência numérica conforme são citadas no texto. Comunicações pessoais e dados não publicados devem ser citados entre parênteses no texto, e não incluídos na referência numerada listada no final do artigo. Tais citações de alguém que não seja o autor (por exemplo, comunicação pessoal) só podem ser publicadas se houver carta de permissão assinada. Os autores são fortemente encorajados a verificar a exatidão de cada referência em relação à fonte original.

Evite citar no manuscrito referências anais de congressos, comunicações pessoais e teses. Citações de livros e capítulos de livros são desestimuladas. Os autores do artigo são responsáveis pela veracidade das referências.

 

Exemplos de referências:

Artigos com DOI: Zhang M, Holman CD, Price SD, Sanfilippo FM, Preen DB, Bulsara MK. Comorbidity and repeat admission to hospital for adverse drug reactions in older adults: retrospective cohort study. BMJ. 2009 Jan 7;338:a2752. doi: 10.1136/bmj.a275
 
Preprint: Bar DZ, Atkatsh K, Tavarez U, Erdos MR, Gruenbaum Y, Collins FS. Biotinylation by antibody recognition- A novel method for proximity labeling. BioRxiv 069187 [Preprint]. 2016 [cited 2017 Jan 12]. Available from: https://www.biorxiv.org/content/10.1101/069187v1
 
Citação e Referência de Dados de Pesquisa e Outros Conteúdos: a RCBC encoraja citar arquivos de dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes ou relevantes em seu manuscrito, citando no texto e incluindo a referência dos dados em Referências. A RCBC endossa os Princípios de Citação de Dados da FORCE 11 (FORCE 11 Data Citation - https://www.force11.org/datacitationprinciples) que indica que todos os conjuntos de dados disponíveis publicamente sejam totalmente referenciados na lista de referência com um número de acesso ou identificador exclusivo, como um identificador de objeto digital (DOI). Para maiores informações, consulte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7273/#A57722

 

Exemplo de referências:

Kraemer MUG, Sinka ME, Duda KA, Mylne A, Shearer FM, Brady OJ, Messina JP, Barker CM, Moore CG, Carvalho RG, Coelho GE, Van Bortel W, Hendrickx G, Schaffner F, Wint GRW, Elyazar IRF, Teng H, Hay SI. The global compendium of Aedes aegypti and Ae. albopictus occurrence [dataset]. 2015 Jun 30 [cited 2015 Oct 23]. Dryad Digital Repository. Available from: https://datadryad.org/stash/dataset/doi:10.5061/dryad.47v3c Referenced in doi: 10.7554/eLife.08347
 
Tabelas e Figuras: Ao preparar tabelas, se estiver usando uma grade de tabela, use apenas uma grade para cada tabela individual e não uma grade para cada linha. Se nenhuma grade for usada, use tabulações, sem espaços, para alinhar as colunas. Recomenda-se, para evitar erros desnecessários, que funções de 'verificação ortográfica' e 'verificação gramatical' do processador de texto sejam usadas. As tabelas devem ser enviadas em arquivo .doc ou .docx para que possam ser editadas. As figuras devem ser encaminhadas em arquivos separados em formato .JPG, .GIF, .TIF (no mínimo 300dpi) e com referência no texto sobre o local de inserção.

 

7. Taxa de Processamento do Artigo

A publicação de acesso aberto não é isenta de custos.

Caso o manuscrito seja aprovado, terá o custo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)/U$ 500,00 (quinhentos dólares) a ser cobrado do autor de contato.
Artigos cujo primeiro ou último autor for membro adimplente do CBC, o valor será de R$ 1.500,00/US$ 300,00 (trezentos dólares). Este valor será válido para artigos submetidos a partir de 01/02/2024.

Para maiores informações sobre a Taxa de Processamento do Artigo entrar em contato com: revista@cbc.org.br
 

8. Responsabilidade pela Tradução

Para os manuscritos submetidos em português e aceitos para publicação na Revista do CBC, é responsabilidade dos autores assegurar que a tradução para o inglês seja realizada. A Revista do CBC exige que todos os manuscritos aceitos sejam traduzidos para o inglês por profissionais qualificados. Além disso, os autores devem fornecer um certificado que comprove a qualidade e autenticidade da tradução, que deve ser enviado para o e-mail: revista@cbc.org.br.

Para facilitar a escolha de serviços de tradução confiáveis, a Revista do CBC sugere as seguintes empresas e tradutores:

Os autores são encorajados a entrar em contato com estas empresas diretamente para discutir suas necessidades de tradução e garantir a precisão e a qualidade do texto em inglês. A submissão do certificado de tradução é crucial para a validação da qualidade e precisão da tradução fornecida.
 

9. Processo de Submissão

O envio dos manuscritos para a RCBC só poderá ser feito pela plataforma online que deve ser acessada na página do Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou diretamente no site.

No momento de submissão para a RCBC, os autores devem submeter os seguintes documentos: 

  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;
  • Formulário Único de Declarações dos autores (1- Conformidade de Ciência Aberta - Preprints e Dados; 2- Declaração dos potenciais conflitos de interesses e 3- Declaração de responsabilidade de autoria).
  • Página de Titulo;
  • Manuscrito.
  • Checklist Equator - devidamente preenchido (identificar a página do manuscrito onde cada item pode ser localizado), de acordo com o desenho de estudo como Arquivo Suplementar, de acordo com o desenho de estudo (ex. CONSORT para ensaios clínicos randomizados, STROBE para estudos observacionais, STARD para estudos de diagnóstico e prognóstico, dentre outros).

Em caso de aprovação do manuscrito, os autores devem enviar, obrigatoriamente, também:

  • Comprovante de pagamento da taxa de publicação no valor de R$ 2.500,00/U$ 500,00 (quinhentos dólares). Caso o primeiro ou último autor seja membro adimplente do CBC o valor será de R$ 1.500,00/US$ 300,00 (trezentos dólares). Este valor será válido para artigos submetidos a partir de 01/02/2024.
  • Artigo traduzido e Certificado que comprove a qualidade e autenticidade da tradução.

 

10. Contatos

 

Formulário único de declarações dos autores

 Clique aqui para baixar.


RCBC

Share this page
Page Sections