Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
https://revistadocbc.org.br/article/doi/10.1590/0100-6991e-20243861
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Ensino

Contexto atual e avaliação dos programas de residência médica: experiência de seis Sociedades Médicas Brasileiras  

Current context and evaluation of medical residency programs: experience of six Brazilian Medical Societies

Gerson Alves Pereira Júnior; Ramiro Colleoni Neto; Jair Giampani Júnior; Jorge Carvalho Guedes; Reginaldo Raimundo Fujita; Adriano Fernando Mendes Júnior; Gustavo Salata Romão; Lucas Nepomuceno Barros; Luiz Alonso David; Paulo Fernando Constancio de Souza; José Eduardo Lutaif Dolci; Cesar Eduardo Fernandes

Downloads: 0
Views: 86

Resumo

Este artigo mostra os dados mais recentes da evolução do número total de médicos residentes e vagas de R1 a R5, bem como do número de programas e instituições credenciadas pela Comissão Nacional (CNRM). Também discute os tipos e modalidades de avaliação da residência médica, com foco na avaliação das competências ao longo do treinamento em serviço, que foram incorporadas na mais recente resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do final de 2023, que alterou atualizou as determinações de 2006. Por fim, mostra a experiência de seis Sociedades Médicas que fazem a avaliação periódica dos médicos residentes que foi apresentada em evento na Associação Médica Brasileira.

 

Palavras-chave

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Residência Médica; Educação Baseada em Competências; Avaliação de Recursos Humanos em Saúde

Abstract

This article shows the most recent data on the evolution of the number of resident physicians and vacancies from R1 to R5, as well as the number of programs and institutions accredited by the National Commission for Medical Residency (CNRM). It also discusses the types and modalities of evaluation of medical residency, with a focus on the assessment of competencies throughout in-service training, which were incorporated into the most recent CNRM resolution, at the end of 2023, which amended and updated the 2006 directives. Finally, it shows the experience of six Medical Societies that conduct periodic evaluation of resident physicians, presented at a Brazilian Medical Association event.

Keywords

Training of Human Resources in Health; Residency; Competency-Based Education; Evaluation of Human Resources in Health

Referências

1 Aguiar AC, Ribeiro ECO. The concept and evaluation of skills and competence in medical education: current expert perspectives. Rev. Bras. Educ. Med. 2010;34(3):371-8. doi: 10.1590/ S0100-55022010000300006.

2 AUTO, BSD; VASCONCELOS, MVL; PEIXOTO, ALVA. Avaliação de habilidades clínicas e feedback na residência médica em Pediatria. Revista Brasileira de Educação Médica, 45 (2): e098, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20190340.

3 Boursicot K, Etheridge L, Setna Z, Sturrock A, Ker J, Smee S, et al. Performance in assessment: consensus statement and recommendations from the Ottawa conference. Med Teach. 2011;33(5):370-83. doi: 10.3109/0142159X.2011.565831.

4 BRASIL. Resolução CNRM no 05 de 12 de novembro de 1979. Estabelece especialidades médicas credenciáveis como Programa de Residência Médica e dá providências adicionais. Brasília: Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Residência Médica; 1979.

5 BRASIL. Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981. Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 09 de julho de 1981.

6 BRASIL. Resolução CNRM no 02, de 17 de maio de 2006. Dispõe sobre requisitos mínimos dos Programas de Residência Médica e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Residência Médica; 2006.

7 BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 1º de novembro de 2023: Dispõe sobre os procedimentos de avaliação dos Médicos Residentes e dá outras providências. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/resolucao-no-4-de-1o-de-novembro-de-2023/ Acesso em 16/11/2024.

8 BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM nº 2380/2024. Homologa a Portaria CME nº 1/2024, que atualiza a relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de Especialidades. [Internet]. Disponível em: https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2024/2380 Acesso em: 15/11/2024.

9 Crossley J, Jolly B. Making sense of work-based assessment: ask the right questions, in the right way, about the right things, of the right people. Med Educ. 2012;46(1):28-37. doi: 10.1111/j.1365- 2923.2011.04166.x.

10 Cruess R, et al. Amending Miller's Pyramid to Include Professional Identity Formation. Academic Medicine 2016;91(2):180-5. doi: 10.1097/ACM.0000000000000913.

11 Domuracki K. et al. Learning on a simulator does transfer to clinical practice. Resuscitation. 2009 Mar;80(3):346-9. doi: 10.1016/j.resuscitation.2008.10.036.

12 Gontijo ED, Alvim C, Megale L, Melo JRC. Essential competences for the training and evaluation of performance in undergraduate medical education. Rev. Bras. Educ. Med. 2013;37(4):526-39. doi: 10.1590/S0100-55022013000400008.

13 Holmboe ES. Work-based assessment and co-production in postgraduate medical training. GMS J Med Educ. 2017;34(5):Doc58. doi: 10.3205/zma001135

14 Kogan JR, Holmboe ES, Hauer KE. Tools for direct observation and assessment of clinical skills of medical trainees: a systematic review. JAMA. 2009;302(12):1316-26. doi: 10.1001/jama.2009.1365.

15 Lomis K. D. et al. Competency milestones for medical students: design, implementation, and analysis at one medical school. Med Teach. 2017;39(5):494-504. doi: 10.1080/0142159X.2017.1299924.

16 Megale L, et al. Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex). Rev Bras Educ Med. 2009;33(2):166-75.

17 MILLER GE. The assessment of clinical skills/ competence/performance. Acad Med. 1990 Sep;65(9 Suppl):S63-7. doi: 10.1097/00001888-199009000-00045.

18 Norcini JJ, Blank LL, Duffy FD, Fortna GS. The mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med. 2003;138(6):476-81. doi: 10.7326/0003-4819-138-6-200303180-00012.

19 Norcini JJ. The mini clinical evaluation exercise (mini-CEX). Clin Teach. 2005;2(1):25-30. doi: 10.1111/j.1743-498X.2005.00060.x.

20 Norcini J, Lippner RJ, Grosso LI. Assessment in the context of licensure and certification. Teach Learn Med. 2013;25 Suppl 1:62-7. doi: 10.1080/10401334.2013.842909.

21 Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA. Avaliação do estudante: aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):314-23.

22 Pereira Júnior GA, et al. O Ensino de Urgência e Emergência de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei do Mais Médicos. Cadernos ABEM, v. 11, p. 20-47, 2015.

23 Pereira Júnior GA. Avaliação na educação em saúde com uso da simulação. Capítulo 12, in Pereira Junior GA, Guedes HTV. Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas. Editora Cubo, São Carlos/SP, 2021. doi: 10.4322/978-65- 86819-11-3.

24 Pereira Júnior GA, Hamamoto-Filho PT, Rasslan, Benevenuto DS, Silva EN, Oliveira AF, Portari Filho PE. Avaliação dos resultados dos últimos 5 anos (2018-2022) da prova do Título de Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Rev Col Bras Cir. 2024;51:e20243749. doi: 10.1590/0100-6991e-20243749.

25 Ponnamperuma G. Workplace based assessment. In: Walsh K, editor. Oxford textbook of medical education. New York: Oxford University Press; 2013. p. 537-48.

26 Romão GS, et al. Avaliação de Residentes em Ambientes da Prática Clínica (Work-Based Assessment - WBA). FEMINA 2020;48(1): 31-7

27 Scheffer MM, et al. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP; São Paulo: Associação Médica Brasileira; 2023. 344 p. ISBN: 978-65-00-60986-8.

28 Scheffer M, et al. Radar da Demografia Médica no Brasil. Informe Técnico Nº 5. Panorama da Residência Médica: Oferta, Evolução e Distribuição de Vagas (2018-2024).

29 Souza RGS. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: Tibério IFLC, Daud-Gallotti RM, Troncon LEA, Martins MA, organizadores. Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina. São Paulo: Atheneu; 2012. p. 1-11.

30 Ten Cate O. Nuts and bolts of entrustable professional activities. J Grad Med Educ. 2013;5(1):157-8. doi: 10.4300/JGME-D-12-00380.1.

31 Ten Cate O, et al. Curriculum development for the workplace using Entrustable Professional Activities (EPAs): AMEE Guide No. 99. Med Teach. 2015;37(11):983-1002. doi: 10.3109/0142159X.2015.1060308.

32 Ten Cate O. A primer on entrustable professional activities. Korean J Med Educ. 2018;30(1):1-10. doi: 10.3946/kjme.2018.76.

33 Wass V, Bowden R, Jackson N. The principles of assessment design. In: Jackson N, Jamieson A, Khan A, editors. Assessment in medical education and training. Oxford: Radcliffe-Oxford; 2007. p. 11-26.

34 Wilkinson JR, Crossley JG, Wragg A, Mills P, Cowan G, Wade W. Implementing workplace-based assessment across the medical specialties in the United Kingdom. Med Educ. 2008;42(4):364-73. doi: 10.1111/j.1365-2923.2008.03010.x.

35 Zeferino AMB, Passeri SMRR. Avaliação da aprendizagem do estudante. Cadernos ABEM. 2007;3:39-43.

36 Zimmermann MH, Silveira RMCF, Gomes RZ. O professor e a arte de avaliar no ensino médico de uma universidade no Brasil. Rev Bras Educ Med. 2019;43(3), p. 5-15.

37 BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.871/2013, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis n. 8745, de 9 de dezembro de 1993, e n. 6932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 out. 2013.

38 Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. 6 Jun 2014.

39 Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Documento Básico - Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina. Brasília: INEP/MEC; 2016.

40 BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 9.235/2017, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez. 2017.

41 Cambricoli F. Em 4 anos, o número de processos por erro médico cresce 140% no STJ. O Estado de São Paulo, Caderno Saúde. 22 Mar 2015.

42 COLUCCI, C. 91% dos brasileiros querem "exame de ordem" para médicos, mostra pesquisa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 out. 2015.

43 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM. Conselho investe em projeto de qualificação. Jornal Medicina, Brasília, n. 265, p. 5, 2017.

44 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREMESP. Avaliação acadêmica. CFM e CRMs realizam debate sobre o exame de egressos. 19 jul. 2016b. Disponível em: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=NoticiasC&id=4129. Acesso em: 15 nov. 2016.

45 Scheffer M. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva, FMUSP, CREMESP, CFM; 2023.
 

 

Submetido em:
14/11/2024

Aceito em:
26/11/2024

678e9a5fa9539508fa4f02c5 rcbc Articles

RCBC

Share this page
Page Sections